09 de janeiro de 2023
Vou te contar uma história e você vai me dizer se ela é familiar.
Certa manhã, Adriana decidiu que deveria agendar uma consulta. Perguntou aos seus amigos se alguém teria um... vamos supor que seja um neurologista... "Você conhece algum neurologista bom pra me indicar?" Adriana recebeu a indicação de uma amiga, mas o médico não atendia seu convênio.
Então abriu a lista de médicos que atendiam pelo seu convênio e encontrou alguns. Nenhum nome soava familiar... uni-duni-tê... pronto, Adriana havia escolhido aleatoriamente seu neurologista. Ligou no consultório, mas a vaga para consulta estava muito distante. Resolveu ligar em outro, e ouviu que a agenda do Dr. Fulano não estava aberta para pacientes novos. Depois de uma maratona, enfim conseguiu agendar sua consulta.
Chegou o dia da consulta, agendada para as 15h20 de uma quinta-feira. Lá fora fazia calor, mas o ar condicionado gelado da sala de espera na verdade estava fazendo Adriana passar frio. "Que demora!", pensava Adriana enquanto mexia no celular para ver se o tempo passava mais rápido. Se pôs a tentar adivinhar a ordem das pessoas na sua frente, errou mais do que acertou.
"Adriana", dizia uma voz - enfim chegara sua vez. O médico desconhecido permaneceu desconhecido: sequer se apresentou ou a cumprimentou, e mal olhou-a nos olhos (era difícil competir com o computador). Adriana concluiu que parecia ser verdade a notícia que havia lido há algumas semanas: "70% dos médicos intemrrompem pacientes em menos de 11 segundos depois de começarem a falar".
Em cerca de 20 minutos a consulta já havia acabado e Adriana recebido uma prescrição. Mas não se sentia segura, não sentiu confiança no médico e sequer pode dizer tudo que precisava. "Quem sabe a receita também tenha sido no uni-duni-tê..."
---
O QUE É REEMBOLSO MÉDICO?
Alguns planos de saúde oferecem, além da rede conveniada, a opção de que você possa escolher o profissional que deseja e depois pedir o convênio te ressarça o valor da consulta.
COMO SABER SE MEU PLANO FAZ REEMBOLSO?
Todo plano é obrigado a reembolsar o segurado em caso de emergência ou caso o plano não ofereça o serviço que o paciente necessita.
Já alguns planos oferecem reembolso como parte do pacote de serviços e isso é definido na hora de fechar o contrato.
Se você não se lembra deste detalhe no seu contrato, entre em contato com o seu plano e pergunte.
QUAL O VALOR DO REEMBOLSO?
Isso vai depender da operadora (ex: Bradesco) e de qual plano da operadora foi contratado (ex: Plus, Nacional, Premium).
Cada plano possui uma tabela própria, você pode entrar em contato com o seu plano ou seu corretor para saber os valores.
O QUE PRECISO PARA PEDIR O REEMBOLSO?
Geralmente você vai precisar apenas da nota fiscal do atendimento, às vezes o seu plano de saúde pode pedir também vai um relatório.
A maioria dos planos já permite que toda a documentação seja enviada online via site ou aplicativo de celular.
O QUE MAIS É REEMBOLSÁVEL ALÉM DA CONSULTA?
Procedimentos médicos como bloqueios e seguimento com outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas também são reembolsáveis.
---
Posso apostar que pelo menos em parte a história de Adriana fez você se lembrar de alguma experiência sua. Não fique preso a profissionais que não te atendem do jeito que você merece e precisa: sua saúde vale mais! Escolha um médico que seja capacitado, te escute e em que você possa confiar.
Av. César Vergueiro, 480, sala 23
Edifício UNIQ | Ribeirão Preto - SP
(16) 3916-3333 | (16) 3916-9798
(16) 3919-8800 | (16) 3916-4033